Primeira Confraria Rima dos Sabores 17 de agosto 2019

Era apenas mais um grande encontro de amigos que já fizeram várias juntos. Mas foi neste encontro de onde surgiu a ideia de montar um grupo de Confraria, de se reunir e todo mundo pegar junto na cozinha. A ideia foi bem recebida por todos e logo já começamos a bolar as regras de organização. Quem faz o que? Onde? Data?

Neste post vou descrever como foi nosso primeiro encontro e como nos organizamos para montar nosso grupo de confraria.

Eduardo e Fernanda colocaram a disposição sua casa para o primeiro encontro, Bassan e Sabrina para o próximo e consequentemente a minha casa(Murilo) e da Simone seria a próxima. Dessa forma organizamos uma sequência para os eventos. A data é proposta pelos anfitriões e aceita por todos, mas não pode passar de um mês da última confraria.

Para não sobrecarregar nenhum casal, decidimos que a entrada é feita pelos próximos anfitriões, o prato principal pelos anfitriões e a sobremesa pelo último anfitrião. Exemplificando na tabela a seguir:

Mês/Casal08/201909/201910/201911/2019
Bassan/SabrinaEntradaP. Principal*SobremesaEntrada
Eduardo/FernandaP. Principal*SobremesaEntradaP. Principal*
Murilo/SimoneSobremesaEntradaP. Principal*Sobremesa

* Anfitrião

Primeiro Encontro

A casa do Eduardo e Fernanda é bem aconchegante, e fomos recebidos primeiramente pelo seu fiel e escudeiro, guardião da casa… Bud. Um cachorro salsicha muito carinhoso. Posteriormente pelos anfitriões e pelo Bassan e Sabrina que já haviam chegado.

Neste encontro as receitas foram:

EntradaBassan/SabrinaFigo com Presunto Parma
Prato PrincipalEduardo/FernandaPaella de frutos do Mar
SobremesaMurilo/SimoneSobremesa de Chocolate com Morango

Conversamos um pouco, cada um levou seu vinho, se servimos e já metemos a mão na massa, como eu e Simone éramos responsáveis pela sobremesa, existia a preocupação de ela esfriar a tempo de servir. Bassan e Sabrina já começaram a adiantar a entrada e Eduardo e Fernanda já haviam preparados os ingredientes para facilitar o prato principal.

Papo vem, papo vai, e os homens lembram que naquela noite, haveria o jogo do Grêmio, imagina, três gremistas fanáticos… não deu outra, um olhou para o outro e já começamos a agilizar para que desse tempo de ver o jogo, ou pelo menos um pedaço. E quando as meninas descobriram, se formou mais uma regra, não pode ter mais encontro em jogo do Grêmio rsrs.

Mas ficamos mais escutando o jogo do que assistindo, Eduardo, fez o prato principal na cozinha de fora, e a sobremesa e entrada foi preparada na cozinha de dentro. A entrada ficou pronta quando eu e Simone colocamos a sobremesa no freezer. 

E que entrada, thêêêê, Bassan e Sa acertaram na combinação de Figo com mel, Cream Cheese e Presunto Parma, nenhum ingrediente se sobressaiu sobre o outro. Eduardo fez até questão de repetir e o último pedaço, por educação, decidimos dividir.

Entrada de figo com presunto Parma
Entrada de figo com presunto Parma

Veio então o prato principal, uma combinação de sabores do mar (Marisco, Camarão, Lula…) que foram salteados com muito amor e misturado ao arroz e um caldo feito com muito tempero e dedicação. Estava pronta a Paella que fez um silêncio na mesa quando servida. Muito bom mesmo, muitos elogios, principalmente para a Lula. 

Paella de frutos do mar
Paella de frutos do mar

Chegou a hora então da sobremesa, Chocolate com morango e leite condenado, que sou muito suspeito de falar, mas estava muito boa, acredito que ficaria melhor se tivesse mais tempo no freezer (autocrítica do autor sempre existe), mas da mesma forma foi devorada e repetida. Fernanda queria que levássemos embora o que sobrou (Dieta da consciência feminina), mas Eduardo fez questão que ficasse.

Sobremesa morango com chocolate
Sobremesa de chocolate com morango e leite condensado

Papo vem e papo vai, peguei o violão, instrumento que insisto em tentar tocar e depois de muitas taças de vinho mesmo… a coordenação motora não ajuda mas você acha que está tocando bem rsrs. Horrível… mas para isso que serve os amigos, para te incentivar em seus novos desafios e te aturar.

Enquanto arranhava o violão, Bassan teve a brilhante ideia de filmar, não se faz isso Bassan. O vídeo ficou cômico e não pode ser postado aqui. Em seguida o músico Bassan pegou o violão e descascou com os clássicos. Ficamos a noite cantando e rindo, de Pink Floyd a Mamonas Assassinas. Realmente Rimando após ter se saciado com os Sabores.

Eduardo decidiu pegar um Whisky e eu e Simone já estávamos cansados, acordamos cedo naquele dia. Dois copos de água para hidratar e Uber, viemos dormindo e babando no carro do motorista rsrs. Depois nos contaram que ficaram mais horas ainda tocando e bebendo e adivinha? Acabaram com a sobremesa no mesmo dia.

Foi muito divertido, é claro que este é o mapa de mundo de minha pessoa e cada um teve a sua impressão do dia. Mas de minha percepção, foi um grande encontro. 

Criamos este Blog para postar as receitas como memória, e também compartilhar nossas experiências. Agora estamos na expectativa do próximo encontra, o de setembro que será na casa de Bassan e Sabrina.

Deixe um comentário