Todo Cuidado é Pouco! Aprenda como Higienizar Alimentos

Está com dúvidas de como higienizar alimentos? Nós vamos lhe ensinar a forma correta.

Como 2020 foi um ano atípico, a limpeza eficaz de todos os itens vindos do supermercado se tornou uma atividade comum em quase todas as casas brasileiras.

Com esse aumento na quantidade de pessoas preocupadas com a contaminação pelo coronavírus pelos alimentos do supermercado, aumentou também a necessidade de explicar sobre a higienização dos alimentos.

Como sabemos, os alimentos podem vir infectados por diversas doenças diretamente do supermercado.

Quer entender um pouco mais sobre o assunto, e aprender a lavar e higienizar os seus alimentos de uma forma mais rápida e prática? Vamos ensinar a você.

Porquê devo higienizar alimentos?

Nessa época peculiar que está sendo a pandemia mundial, a limpeza e higienização de tudo que vem de fora aumentou muito principalmente com os alimentos.

Porém, essa é uma ação que deveríamos ter cuidado sempre, não apenas em épocas de pandemia.

mãe-e-dois-filhos-higienizando-as-mãos-para-comer-pizza

Os alimentos passam por muitos lugares e mãos até chegar na nossa casa, você já parou para pensar quantas pessoas já devem ter segurado a sua maçã antes de você levar para casa?

A higienização dos alimentos são ótimas para evitar diversas categorias de doenças, principalmente, lhe proteger de uma boa intoxicação alimentar causada por vermes e vermes nos seus alimentos.

Porém, poucas pessoas conhecem formas realmente eficazes de limparem seus alimentos.

Como esse ano viralizou até mesmo vídeos de pessoas lavando legumes na máquina de lavar roupas, vamos mostrar para você algumas formas simples e eficazes de limpar os seus alimentos.

Quais são as formas mais eficazes de lavar alimentos frescos?

Existem muitas e muitas formas de limpar os seus alimentos assim que você chegar do supermercado, e todas elas são ótimas para você continuar garantindo a sua saúde.

Vamos mostrar abaixo as formas mais conhecidas e eficazes de você limpar os seus alimentos.

Primeiramente, lave bem as mãos.

Pode parecer simples, mas estar com as mãos bem limpas é fundamental para uma boa limpeza de seus alimentos.

Dessa forma, lave bem as mãos com água em abundância e sabão antes de começar a limpar os alimentos.

Caso você tenha a opção de usar luvas no momento da higienização, é uma ação melhor ainda, assim, você estará protegido tanto das bactérias, como dos produtos.

Coloque as frutas e verduras em água corrente.

Após lavar bem as mãos, e colocar as luvas se for o caso, você deverá colocar os alimentos em água corrente, embaixo da torneira da cozinha mesmo.

Deixe a água escorrer pelos alimentos, essa é uma ótima forma de iniciar uma boa higienização de alimentos, já que a água corrente irá retirar boa, parte das sujeiras que virão com os alimentos.

Esfregue com as mãos

Após deixar os alimentos em água corrente por um tempo, use as mãos para esfregar o exterior dos alimentos, ainda debaixo da água.

Esfregue suavemente para não acabar danificando as suas frutas ou verduras, mas você deverá limpar bem o exterior dos seus alimentos.

Solução com água sanitária

Muitas pessoas não gostam, mas a água sanitária continua sendo uma das melhores aliadas da higienização, e é extremamente recomendada no momento da higienização dos alimentos.

Para essa limpeza mais profunda, após lavar bem os alimentos com água corrente, basta fazer uma solução de água com água sanitária.

A medida ideal para essa solução, é que para cada 1 litro de água você utilize 1 colher de sopa de água sanitária, o ideal é não utilizar muita água sanitária, pois pode ocorrer dos seus alimentos ficarem com cheiro ou gosto.

Após a solução ser feita, basta colocar suas frutas, legumes ou vegetais na solução de água e água sanitária, os cobrindo por completo.

Solução com Hipoclorito de sódio.

O Hipoclorito de sódio também é muito recomendado por profissionais na hora da higienização dos alimentos da sua casa, e é uma ótima opção para quem não gosta de água sanitária.

Com eficácia igual à da água sanitária, o hipoclorito de sódio também é uma ótima e eficaz forma de se higienizar os seus alimentos na sua casa.

As medidas para o uso do hipoclorito de sódio são iguais às da água sanitária, uma colher de sopa do produto para cada litro de água.

Quanto tempo a imersão deve ocorrer?

O ideal para uma limpeza realmente eficaz dos seus alimentos com água sanitária ou hipoclorito de sódio é de 15 minutos de imersão.

Você não precisará mexer a água com os alimentos, deixá-los de molho pelo tempo indicado já é muito eficaz para a limpeza e higienização dos alimentos.

Após a imersão, o que fazer?

Você deverá retirar os alimentos imersos na solução que você fez, despejar a solução fora, pode ser na pia da cozinha mesmo, a solução não é poluente e nem fará mal ao meio ambiente.

Após, lave com água em abundância para retirar o excesso de solução, e deixe os seus alimentos secarem naturalmente.

Caso você não queira utilizar os produtos logo em seguida, procure guardar os mesmos em potes limpos, na geladeira, essa é a melhor forma de mantê-los limpos e longe de contaminações.

Como limpar as embalagens que chegarão do supermercado?

A higienização dos alimentos embalados também é de extrema importância para que você evite possíveis contaminações dentro da sua própria casa.

A higienização dos alimentos em embalagens é um pouco mais simples que a higienização de alimentos frescos, como legumes, frutas e verduras. Veja abaixo.

Lave com água em abundância.

Os pacotes de embalagens do supermercado já vêm bem embalados, por isso, você não precisará ter muito medo de estragar, coloque embaixo da água corrente e deixe por alguns segundos.

Assim como com os vegetais, a água corrente também tirará as sujeiras externas das embalagens dos seus alimentos.

Esfregue com sabão neutro ou detergente.

Como nós não comemos as embalagens que chegam dos supermercados, limpá-los com água e sabão é a forma mais rápida e eficaz de fazer uma boa higienização dos mesmos.

Então, pegue uma esponjinha, e esfregue suavemente com sabão as embalagens dos seus produtos, cuide para não danificar as embalagens, caso ocorra, poderá molhar e danificar os alimentos.

A solução com água sanitária ou hipoclorito de sódio também funciona!

A solução de água sanitária ou hipoclorito de sódio também são muito bons para a higienização de alimentos que vêm com embalagens do supermercado.

Você poderá deixá-los na água corrente por alguns segundos, e após lavar com a solução de água sanitária ou hipoclorito.

A quantidade de produto e de água para a limpeza de produtos com embalagens é diferente, você poderá usar três colheres de sopa a cada litro de água para uma higienização eficaz das embalagens.

Você deverá prestar atenção às embalagens, caso estejam abertas ou danificadas no mercado, procure por outra embalagem que esteja intacta.

Dessa forma você não terá problemas em lavar e higienizar as suas embalagens.

Secagem.

Após a limpeza, basta que você seque as embalagens com um pano seco, ou papel-toalha para que possa guardar as embalagens de maneira segura.

Você também poderá deixar as embalagens secarem naturalmente, em cima da mesa, ou em outra superfície, essa também é uma boa forma de secar os produtos.

Depois basta guardar seus alimentos limpos e higienizados.

E pronto, viu como é simples manter a sua família longe de invasores dos supermercados? 

Também, temos duas dicas para você não contaminar seus alimentos de outras formas na cozinha.

Evite usar panos úmidos na cozinha!

Panos úmidos na cozinha é sinal de bactérias a solta, opte sempre por usar panos secos, ou até mesmo papel-toalha para evitar deixar panos úmidos na sua cozinha.

Dessa forma, você acabará infectando outros locais dentro da sua cozinha, o que poderá levar a uma intoxicação alimentar.

Prefira tábuas de cortes de vidro!

As famosas tábuas de carne também são uma fonte de bactérias!

Como é muito difícil limpar 100% desse objeto utilizado em todas as casas brasileiras, é indicado que você troque a sua tábua de madeira, por uma tábua de vidro, que é mais higiênica.

Caso você decida manter a sua queridinha tábua de cortar, busque sempre higienizar a mesma com água quente e sabão após as suas refeições.

Essa também é uma ótima forma de evitar possíveis problemas de saúde para você e as pessoas de dentro da sua casa!

Viu como é simples? Com mudanças básicas, você e sua família estará salvo de bactérias e vírus!

Conclusão

Conseguiu entender um pouco mais sobre a importância de manter seus alimentos bem higienizados e qual a melhor forma de fazer a higienização?

A higienização de alimentos tem sido muito importante na luta contra as doenças transmissíveis.

Compartilhe essa dica com seus amigos, e fique por dentro das novidades!

Um grande abraço, e até a próxima.

Deixe um comentário