Dieta Low Carb: Entenda o que é e como seguir

Quer aprender o que é uma dieta Low Carb? E como seguir? Continue lendo este artigo que vamos responder essas perguntas.

Você já ouviu falar na dieta low carb? 

É uma dieta que reduz o consumo de carboidratos, na qual você ingere menos de 130 g por dia.

Essa quantidade de carboidratos que não ingerimos define 26% do que nosso corpo precisa, para substituir essa troca, é bom consumir as gorduras boas e proteínas.

Agora vamos saber mais a fundo sobre a dieta low carb, como segui-la e algumas receitas para incluir nessa dieta.

O que é dieta Low Carb? 

O foco principal dessa dieta é reduzir o consumo de calorias e carboidratos, porque os carboidratos são os macronutrientes que consumimos diariamente.

A dieta low carb ajuda no emagrecimento, pois melhora a qualidade e a quantidade de carboidratos que consumimos.

Controle a quantidade de alimentos, como refrigerantes, doces e massas, porque são mais propícios para ganhar peso, então tenha cuidado!

Afinal, como funciona essa dieta?

Normalmente, consumimos de 50% a 60% de calorias de carboidratos, na dieta low carb é recomendável consumir 40% ou menos, é importante focar nos carboidratos integrais, como o arroz integral, reduzindo o arroz branco.

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Vamos listar alguns alimentos que são permitidos nessa dieta:

  • Ovos e queijo.
  • Óleo de coco, azeite e manteiga.
  • Chás e cafés sem açúcar.
  • Sementes em geral, como linhaça, chia, girassol e gergelim.
  • Amendoim, castanha-do-pará, amêndoas, avelãs e nozes.
  • Peixes, preferencialmente salmão, atum, truta e sardinhas.
  • Frutas e vegetais, melhor crus e com cascas e bagaços.

Depois disso você deve estar se perguntando, e os alimentos que não são permitidos?

Comidas que não são permitidas:

  • Açúcar, alimentos como refrigerante, adoçantes, sorvetes, bolos, biscoitos, etc.
  • Carnes processadas como bacon, presunto, mortadela, salsicha, linguiça, salame e peito de peru.
  • Gordura trans como batata frita embalada, margarinas e comidas prontas congeladas.
  • Farinhas como trigo, cevada, pão, torradas, biscoitos e salgados.
  • Outros como cuscuz, tapioca, arroz branco, macarrão branco e farofa.

São esses alimentos que devem ser evitados na dieta low carb, agora vamos falar se essa dieta é segura ou não.

Dieta Low Carb é segura?

Com certeza essa pergunta passou pela sua cabeça, e é uma boa pergunta até porque mexe com a sua saúde.

Sim, a dieta low carb é segura, porém, deve ser feita com a orientação de um profissional para te ajudar em tudo, porque ela não se trata somente de perder peso.

Os seus níveis de gordura precisam ser monitorados bem de perto, ainda mais se você tem triglicerídeos altos e colesterol. 

Os diabéticos também entram nessa, porque além de controlar a taxa de glicose, o profissional precisa ajustar as medicações e a insulina.

É necessário procurar um profissional, porque depende de cada corpo, pode ser que para você não funcione a redução dos carboidratos, então procure um profissional para ver certinho se essa dieta será eficaz.

Agora vamos saber sobre os benefícios dessa dieta:

  • Regula e controla o colesterol e os triglicerídeos;
  • Controla a diabete;
  • Ajuda na perda de peso;
  • Combate à retenção de líquido;
  • Ajuda no funcionamento do intestino.

Após saber sobre seus benefícios e buscar o auxílio de um profissional para te acompanhar, que tal aprender algumas receitas?

Receitas para a dieta low carb.

Pão de micro-ondas:

Essa receita é da Chef Izabel que ganhou o masterchef e também fez a dieta low carb. 

Para essa receita, vamos precisar de 2 ovos, 4 colheres de requeijão, 2 colheres de fermento químico, 1 colher de sementes de gergelim preto ou branco (de sua preferência), sal e pimenta a gosto.

Após separar os ingredientes para o preparo, vamos fazer o seguinte:

  1. Pegue todos os ingredientes, menos o gergelim e coloque em um recipiente. Mexa bem até formar um creme homogêneo.
  2. Coloque em um prato raso ou divida em dois pratos rasos, coloque o gergelim por cima e leve ao micro-ondas por 1 minuto e meio ou até que o pão esteja seco.
  3. Espere esfriar um pouco antes de mexer, corte em duas partes, coloque o recheio de sua preferência e doure na sanduicheira.
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Omelete de ervas frescas:

Essa receita é de uma nutricionista e é uma boa opção para o café da manhã, vamos precisar de 4 ovos, 1 colher de salsa ou salsinha picada, 1 colher de cebolinha picada, 1 colher de manteiga, 1 colher e meia de açafrão em pó e sal a gosto.

Após pegar todos os ingredientes, vamos fazer o seguinte:

  1. Em um recipiente, bata os ovos, coloque as ervas e o sal e misture bem.
  2. Em uma frigideira, antiaderente de preferência, coloque a manteiga e deixe derreter sem queimar. Coloque a mistura.
  3. Após colocar a mistura, deixe firmar e pegue uma escumadeira.
  4. Com a escumadeira, levante as bordas e deixe a parte líquida escorrer para baixo, deixe secar e espere dourar.

Mingau proteico de micro-ondas:  

Essa receita serve 1 pessoa, vamos precisar de 3 colheres de aveia em flocos, 100 ml de água, 1 banana-prata ou morango cortado, 1 dose de whey protein de baunilha e farinha de amêndoa (se quiser).

Após separá-los, vamos fazer o seguinte:

  1. Coloque a aveia e as bananas (ou morangos) cortados em um recipiente que possa ir ao micro-ondas.
  2. Coloque água, deixe no micro-ondas por 3 minutos.
  3. Retire do micro-ondas e adicione o whey protein, misturando bem.
  4. Se quiser, coloque a farinha de amêndoas e um pouco de mel, fica a seu gosto.

Panqueca de frango:

Essa é uma boa opção para almoço na dieta. Precisaremos de 4 ovos, 1 colher de farelo de aveia, 1 uma pitada de pimenta e sal, 5 colheres de frango desfiado ou carne moída refogada (da sua preferência), 2 colheres de molho de tomate e 1 colher de queijo meia cura.

Para o preparo, vamos fazer o seguinte:

  1. Bata as claras com o farelo da aveia, com a pimenta e o sal. 
  2. Coloque 1 fio de azeite em uma frigideira, adicione a panqueca e deixe dourar os dois lados.
  3. Recheie com o frango desfiado ou a carne moída, sirva com o molho e o queijo ralado.

Macarrão de abobrinha:

Essa receita vai utilizar apenas 100 g de macarrão. Para prepará-la, vamos precisar de 1 colher de azeite ou óleo de coco, 1 abobrinha cortada em pequenas tiras, sal e pimenta a gosto.

O modo de preparo dessa receita é bem simples, vamos fazer o seguinte:

  1. Corte a abobrinha em pequenas tiras, igual ao macarrão, ou espaguete. 
  2. Pegue uma frigideira, adicione o azeite ou óleo de coco e coloque as tiras de abobrinha.
  3. Refogue por mais ou menos 5 minutos ou até a abobrinha ficar mole.
  4. Tempere com sal, pimenta e alho.
  5. Desligue o fogo, se quiser, adicione carne, molho de tomate ou pesto.

Tortilha de espinafre:

Ótima opção para um almoço, vamos precisar de 550 g de folhas de espinafre ou acelga, 4 claras de ovos batidos, 1 cebola e meia picada, 1 colher de cebolinha picada, 1 pitada de pimenta e sal, azeite.

Agora vamos para o seu preparo, seguindo as orientações abaixo:

  1. Em uma frigideira, coloque as folhas do espinafre, tampe e deixe em fogo médio, até elas murcharem, e mexa de vez em quando.
  2. Tire do fogo e deixe descansar por enquanto.
  3. Pegue a frigideira novamente, coloque um fio de azeite, a cebola, sal e pimenta, a cebolinha. Deixe a cebola dourar.
  4. Depois, coloque as claras e os espinafres, deixando cozinhar por uns 5 minutos, até ficar dourada por baixo, vire e deixe por 5 minutos.

Bolo de caneca:

Essa é uma receita para os amantes de doces, vamos precisar de 2 colheres de farinha de coco, 1 colher de manteiga de amendoim, 1 colher de leite de coco, 1 colher de óleo de coco, 1 ovo, 1 colher de adoçante e 1 pitada de bicarbonato de sódio.

Para preparar esse bolo, vamos fazer o seguinte:

  1. Em uma caneca, misture todos os ingredientes, começando pelos líquidos e deixe o bicarbonato por último.
  2. Deixe no micro-ondas por 2 minutos.
  3. Se quiser adicionar gotas de chocolate 70% cacau, pode colocar.

Mousse de chocolate:

Essa é uma receita simples, vamos precisar de 1 garrafinha de leite de coco, 1 lata de creme de leite, 3 colheres de cacau em pó, 1 sachê e meio de adoçante e coco ralado ou canela (se quiser).

Para a preparação, vamos fazer o seguinte:

  1. Pegue o leite de coco e o creme de leite, deixe por horas na geladeira. 
  2. Em seguida, coloque o leite de coco em um recipiente e bata até ficar pastoso. Vá adicionando o creme de leite aos poucos e reserve.
  3. Coloque o adoçante e o cacau, bata até ficar leve e fofa.
  4. Coloque a canela ou coco ralado por cima e está pronto.

Conclusão

Após saber tudo sobre a dieta low carb, não esqueça de procurar um profissional para acompanhar a sua dieta para preservar sua saúde sempre.

E siga essas receitas low carb que selecionamos para ajudá-lo nessa dieta, e veja outras receitas no nosso site também.

Espero que tenha gostado, comente o que achou e compartilhe para todos conhecerem essa dieta.

Até a próxima!

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