10 Livros de Gastronomia para Cozinheiros Amadores

Cozinhar é uma ótima maneira de demonstrar cuidado. Nem que seja com nós mesmos. Por isso, separamos estes livros de gastronomia, para você não fazer feio no fogão.

Cozinhar não precisa ser uma tarefa complicada. Ou cansativa. Qualquer pessoa pode criar pratos deliciosos e criativos, se tiver a orientação correta. 

E muitas pessoas estão interessadas em surpreender aos outros (ou a si mesmos) através de criações culinárias. Por isso, existem tantos sites que abordam esse tema e também diversos livros de gastronomia atualmente.

E muitos desses livros são destinados, justamente, para cozinheiros amadores como nós. 

Ensinam você a criar desde pratos tradicionais que agradam a todos, até comidas mais requintadas, para aqueles que possuem paladares mais exigentes. 

Com eles, é possível aprender pratos simples e convencionais do cotidiano e também algo mais elaborado para aquelas reuniões especiais com a família e amigos.

Por isso, separamos, para você, 10 livros de gastronomia, com dicas e receitas certeiras para que você inove na cozinha, sem o risco de fazer feio. 

Continue a leitura e surpreenda a você e aos outros.

Comida & cozinha – Ciência e Cultura da Culinária

Foto da Capa  do Livro Comida & cozinha – Ciência e Cultura da Culinária

Vamos começar a lista com um livro que é técnico sem ser chato. 

Em Comida e Cozinha, da WMF Martins Fontes, Harold MacGee lhe convida a um mergulho nos fundamentos da alimentação.

Você aprenderá a origem dos ingredientes que usamos todo dia, como também as diferentes técnicas de cocção que podemos utilizar no dia a dia e as aplicações de cada uma delas. 

É um livro bastante completo, contando com quase 1000 páginas de um conteúdo maravilhoso. Sem ser técnico demais e sempre prendendo o seu interesse.

Larousse da Cozinha Prática

Foto da Capa do Livro Larousse da Cozinha Prática

A editora Larousse é conhecida por sempre nos trazer enciclopédias enormes, cheias de ilustrações e explicações detalhadas de cada tema. Com a Larousse da cozinha prática não é diferente.

Também guiando pelos ingredientes, de A a Z, a grande enciclopédia passeia por uma infinidade de receitas, nas quais nos proporcionam tantas alegrias.

Além disso, as técnicas de cozimento e os utensílios de cozinha necessários estão listados e explicados aqui. 

A obra também conta com belos infográficos, como os de cortes de carne, para você nunca se enganar quando for ao açougue.

E, para os que estão pensando que vão se deparar com uma linguagem enciclopédica e inacessível, podem ficar tranquilos. 

Todo o livro é construído para que quem não tem nenhuma noção de cozinha, com termos simples, para que todos entendam e reproduzam as maravilhas aqui descritas.

Diário de uma Vegana

Foto da Capa do Livro Diário de uma Vegana

Não só de carnes e de alimentos de origem animal que se fazem pratos deliciosos. 

Seja qual for o seu motivo para não utilizar carne em uma (ou todas) as receitas, saiba que existe um livro de gastronomia, especialmente, feito para lhe ajudar.

Publicada pela Globo Estilo, Alana Rox mostra como a culinária vegana pode ser cheia de sabor. 

Intercalando sua história pessoal com os mais gostosos pratos, a autora nos apresenta as mais variadas combinações de ingredientes, numa explosão de sabor.

São 70 receitas, para as mais variadas refeições. Desde o café da manhã até a ceia. 

O livro passa por lanches, pratos principais e também por sobremesas deliciosas. E, além de serem ser carne e sem lactose, todas as receitas são sem glúten, para unir saúde e sabor, sem errar.

Jamie’s 15 minutos e Pronto

Foto da Capa do Livro Jamie’s 15 minutos e Pronto

Esse livro, da editora Globo, tem uma proposta bastante ambiciosa: refeições gostosas e nutritivas, que não demoram mais do que 15 minutos para serem preparadas.

Esse é o segundo livro de Jamie Oliver, com essa pegada. O primeiro tinha a mesma proposta, mas com 30 minutos. 

Muito embora, nós, meros mortais, possamos exceder um pouco (ou muito) esses tempos propostos pelo renomado chef, os resultados podem ser reproduzidos, tanto em sabor quanto em valor nutricional. 

Vale muito a pena!

Além das receitas, o livro conta com belíssimas fotos para te deixar com, ainda, mais água na boca e descrições no tamanho certo de técnicas e utensílios para te ajudar. 

Não podemos, também, nos esquecer que Jamie Oliver tomou por missão levar, ao maior número de pessoas possível, a culinária saudável e saborosa, sem que, para isso, você tenha de gastar muito.

200 Técnicas Culinárias Essenciais

Foto da Capa do Livro 200 Técnicas Culinárias Essenciais

Por mais experiente que alguém seja na cozinha, sempre há o que possamos aprender. E, sendo um amador, existe muito a percorrer nessa jornada.

E, nesse livro, essa jornada pode ser bastante instrutiva e prazerosa. 

Os autores, Clara Paul e Eric Treuillé, prepararam um conteúdo para todos os graus de intimidade com o fogão. 

E também para todos os gostos, visto que são, literalmente, centenas de dicas bastantes diversas. 

Desde os macetes para forno e fogão, até o manejo correto dos ingredientes, finalizando com a apresentação correta das suas criações. 

Os alimentos apresentados, também, são variados, como frutas, vegetais, molhos, frutos-do-mar, ovos, carnes, grãos, massas, pães, doces, bolos, caldos, temperos… 

Tudo isso, acompanhado de explicações certeiras e ilustrações deliciosas.

Cozinha do Chakall – Receitas Rápidas para o Bom Humor

Foto da Capa do Livro Cozinha do Chakall - Receitas Rápidas para o Bom Humor

Outro chef renomado que vem nos mostrar como podemos comer bem, sem dificuldade. Chakall é nascido na Argentina e famoso por onde passa. E não é para menos. 

Para ele, cozinhar envolve paixão. Por isso, seus pratos são tão bons.

E, nesse livro de gastronomia, da editora SENAC, ele compartilha cerca de, 90 receitas, para dividirmos nossos melhores sentimentos com quem amamos. 

Desde aquela refeição para dois, passando para a mesa da família, até drinks muito gostosos. Tudo isso, sem que sejam necessárias técnicas impossíveis ou ingredientes difíceis de achar. 

Já que, para Chakall, cozinhar deve ser uma atividade alegre, não é necessário que se passe por todas essas dificuldades.

Panelinha: Receitas que Funcionam

Foto da Capa do Livro Panelinha: Receitas que funcionam

Rita Lobo é, antes de mais nada, uma apaixonada pela nossa culinária. Por isso, através da SENAC, preparou esse verdadeiro tratado, em forma de livro de gastronomia. E isso não é exagero. 

Esse é o único livro brasileiro que é recomendado como guia alimentar para a nossa população. Por isso, é leitura obrigatória.

Passeando por suas páginas, vamos encontrar sugestões para todas as ocasiões e vontades. Seja um jantar ou uma saladinha leve. 

Os mais variados pratos com carnes, aves, peixes ou grãos. Massas, pães, bolos e doces. Além, claro, de comidas saudáveis para os pequenos.

O objetivo de Rita fica claro aqui. 

A autora pretendeu criar um guia de referência, para que todos possam, de maneira simples e descomplicada, ter acesso a uma alimentação saudável. 

E alcança esse objetivo de maneira fantástica.

Carnes e Churrasco – Marcos Bassi

Foto da Capa do Livro Carnes e Churrasco - Marcos Bassi

Outro livro da editora SENAC. Dessa vez, com uma lenda da gastronomia. Para quem não sabe, Marcos Bassi é o responsável por introduzir, no Brasil, o corte preferido de muita gente: a fraldinha. Nosso açougueiro não parou por aí. 

Trouxe para cá o delicioso e macio bombom de alcatra. Logo, podemos concluir que, quando o assunto é carne, Marcos é, sem dúvidas, uma pessoa a ser ouvida. Com bastante atenção.

E, nesse livro, ele fala. E fala tudo. Cada uma de suas técnicas é exposta aqui, em detalhes. De tal forma que qualquer pessoa possa reproduzi-las. 

Além disso, para que você domine qualquer churrasco, cada corte é apresentado e explicado. 

Um excelente livro e um registro importante desse churrasqueiro que, infelizmente, nos deixou em 2013.

Pequeno Livro de Cozinha – Guia para Toda Hora

Foto da Capa do Livro Pequeno livro de Cozinha - Guia para toda hora

Esse é um livro escrito a 4 mãos e 2 corações, por Fabiana Zanelati e Kátia Najara. 

Lançado pela editora Verus, esse guia de bolso é fantástico. É um pequeno livro de gastronomia, onde você vai encontrar tudo que um iniciante na cozinha precisa saber.

As dicas vão desde conceitos básicos de arrumação e higiene, passando pela preparação dos pratos e apresentação dos pratos e falando, inclusive, de consciência ecológica ao se preparar a comida e economia doméstica. 

E, por falar em economia, o livro é um dos mais baratos de nossa lista. Sendo assim, é presença obrigatória para quem está ingressando na cozinha.

A Arte Culinária de Julia Child: Técnicas e Receitas Essenciais de uma Vida Dedicada à Cozinha

Foto da Capa do Livro A arte culinária de Julia Child: Técnicas e receitas essenciais de uma vida dedicada à cozinha

De autoria da própria Julia Child, esse livro é fantástico. A apresentadora estadunidense é a responsável por fazer a culinária francesa cair nas graças do paladar norte-americano.

E, nesse livro, ela divide um pouco do seu conhecimento. Além de suas receitas deliciosas, Julia ensina vários macetes que adquiriu após anos de prática. 

É a escolha certa para quem quer preparar pratos tradicionais, sem abrir mão das facilidades do mundo moderno. Isso, pois todas as receitas estão adaptadas para transformar a arte de cozinhar em algo ainda mais prazeroso.

Esse é, de fato, o objetivo do livro e da vida de Júlia como apresentadora: incentivar que todos os que a acompanham se apaixonem e experimentem na cozinha. 

Foi isso que a tornou popular e toda essa paixão pode ser sentida no livro.

Dica extra: O Grande Livro dos Ingredientes

Foto da Capa do Livro O grande livro dos ingredientes

Para finalizar: um livro de gastronomia para destrinchar uma infinidade de ingredientes. Assim, você saberá, exatamente, o que fazer com cada um deles. Além disso, você encontra diversas dicas de utensílios e várias receitas.

Conclusão

Cozinhar é uma arte. E, como toda arte, além de paixão e inspiração, é preciso muita técnica. E esses livros de gastronomia são um excelente começo para quem quer iniciar na cozinha. 

E a melhor parte é que, enquanto você aprende, você pode se deliciar e agradar aos outros com as centenas de receitas que você encontra neles. 

Não perca tempo e comece agora!

Deixe um comentário