Cozinhas compartilhadas: Novidade econômica e sustentável em condomínios

Quer entender um pouco mais sobre como funciona as cozinhas compartilhadas, nova modalidade que vem chamando a atenção? Vem com a gente!

A cozinha e a culinária vem cada vez mais ganhando mais apreciadores e apaixonados.

O número de pessoas com apreço pela culinária aumentou muito nos últimos anos, principalmente no meio dos homens.

Então, focando nessa paixão mundial que é a culinária, alguns condomínios pensaram e inovaram com uma nova iniciativa, a cozinha compartilhada.

Quer entender como funciona e quais são os benefícios e vantagens desta inovação? Vamos mostrar para você!

Afinal, o que é uma cozinha compartilhada?

As cozinhas compartilhadas vem se tornando um fenômeno nos condomínios que implementaram essa ideia.

A cozinha compartilhada nada mais é que um espaço, especialmente criado para que várias pessoas utilizem a mesma cozinha.

A nova forma de cozinhar se tornou muito popular e está cada vez mais auxiliando pessoas que buscam aumentar seus negócios, ou simplesmente para pessoas que gostariam de cozinhar fora de casa.

Claro que, dentro desses espaços, você ainda terá que levar seus próprios insumos, como os alimentos e líquidos que irá usar durante as suas preparações.

O principal será disponibilizado no local, água, fogões, espaço para cortes, facas, pegadores, eletrodomésticos e demais itens necessários para o preparo de refeições.

A limpeza também é responsabilidade da pessoa que fez as suas reparações, assim, ao final, você deverá limpar o que você sujou.

Essa nova forma foi planejada para que mais pessoas possam ter acesso a uma boa cozinha de qualidade, e também incentivar mais a interação das pessoas entre os condomínios.

Visto que, muitas pessoas que vivem em condomínios não conhecem seus vizinhos de porta, as cozinhas compartilhadas podem ser de grande auxílio na interação das pessoas umas com as outras.

A iniciativa também é voltada para o social, já que as cozinhas compartilhadas entregarão uma cozinha completa para preparos culinários, também focando nas pessoas que não têm acesso a todos os tipos de eletrodomésticos.

Alguns especialistas também apontam para a sustentabilidade que poderá vir acompanhada das cozinhas compartilhadas, que podem incentivar a diminuição do exagero de preparações.

A ideia é maravilhosa, não é mesmo? Vem com a gente entender um pouco mais sobre as vantagens das cozinhas compartilhadas em condomínios.

Quais são os benefícios da cozinha compartilhada?

Existem muitos benefícios em se usar a cozinha compartilhada do seu condomínio que vão além da boa convivência, e vamos mostrar para você.

Equipamentos de qualidade

As cozinhas compartilhadas oferecem muitos recursos para quem deseja cozinhar, assim esse é um dos benefícios de se ter e participar de uma cozinha compartilhada.

As cozinhas geralmente vêm bem equipadas, e com todos os tipos de equipamentos para você fazer as suas preparações culinárias o melhor possível.

alimentos-sobre-a-mesa-em-frente-a-cozinha

Os equipamentos são disponibilizados a todos, assim, todas as pessoas que terão acesso à cozinha conseguiram utilizar os equipamentos.

Claro que, as pessoas também serão responsáveis pelos utensílios que utilizarem, e também responsabilizadas caso ocorra algum problema, ou acabem de certa forma danificando o aparelho.

A limpeza dos aparelhos também ficará à mercê da pessoa que estará utilizando o equipamento, assim é possível que todos utilizem os equipamentos sem acabar prejudicando o próximo usuário.

Convívio

Geralmente, em condomínios fechados, os moradores do lugar pouco convivem entre si, como comentado antes, geralmente não conhecem nem seus vizinhos de porta.

E essa é uma das vantagens principais de uma boa cozinha compartilhada, você terá acesso ao convívio com diversas pessoas o que traz muitos benefícios.

Como a troca de receitas, auxílio nas produções, a convivência com outros moradores do condomínio pode ser ótima para você, assim, você acabará tornando o seu momento culinário em um momento social.

Como o ser humano é geralmente sociável, essa é uma ótima forma de se manter bem com a sua vida social, você conversará com novas pessoas e ampliará seus números de conhecidos com um ponto em comum.

Espaço

As cozinhas em apartamentos geralmente são pequenas, o que atrapalha um pouco nas preparações, na qualidade de utensílios e equipamentos que você poderia ter, e também em outras questões.

Já, com a cozinha compartilhada, isso não será um problema.

As cozinhas compartilhadas são criadas para serem espaços amplos, e bem espaçosos, assim espaço não será um problema para você.

Você poderá levar a sua família inteira para cozinhar com você e ainda sobrará espaço para outras pessoas fazerem o mesmo.

O espaço da cozinha compartilhada pode ser muito útil, já que várias pessoas poderão cozinhar em simultâneo, diminuindo o tempo das preparações.

Além de, o espaço grande com os equipamentos do local, o lugar se torna uma peça chave para grandes preparações, sendo até mesmo positiva para pessoas que trabalham com alguma categoria de preparação culinária.

Acesso a todos

A inclusão é um dos assuntos mais debatidos atualmente em todos os locais, e claro que não poderíamos deixar de fora.

É sempre importante ter em mente que pessoas possuem dificuldades diferentes e muitas vezes não têm acesso a muitos utensílios e equipamentos que podem ser normais e simples para outras pessoas.

Olhando pelo lado da inclusão de pessoas, as cozinhas compartilhadas são uma ótima forma de inclusão, já que oferecem os mesmos utensílios e equipamentos para todas as pessoas que utilizarem o espaço.

Essa é uma ótima forma de inclusão na área, e foi muito debatida e pensada no momento da criação da cozinha compartilhada, dar a oportunidade a pessoas que não tem acesso.

Uma ótima forma de ‘coworking’ culinário

Quem nunca ouviu falar em coworking não está atualizado, os ambientes de escritório compartilhados se tornaram febre pelo país, onde se torna mais fácil e barato o uso de escritórios de alto padrão.

Com a cozinha não seria diferente.

Muitos profissionais e micro empresários que fazem preparos para comercialização dentro das suas próprias casas estão de olho nas cozinhas compartilhadas.

Como o uso das mesmas se dá fora do horário comercial, alguns profissionais estão utilizando os espaços para aumentar o desempenho e a qualidade das preparações das suas empresas.

O que é uma das grandes vantagens das cozinhas compartilhadas para profissionais, até mesmo se inventou novas cozinhas compartilhadas para profissionais da área.

Com as famosas cozinhas compartilhadas, pequenos e microempreendedores terão maior facilidade na preparação de seus produtos, o que será benéfico tanto para si como para o condomínio.

Essa vem sendo uma ótima oportunidade para micro e pequenos empresários aumentarem e melhorarem ainda mais os resultados das suas empresas.

Sustentabilidade

Existem alguns estudos atuais mostrando que cozinhar em ambientes compartilhados pode levar pessoas a diminuírem a quantidade de insumos na hora das preparações.

Isso vai muito além de diminuir o gasto com alimentos, visto que, você precisará pensar antes de sair de casa, já que ficar voltando para casa toda hora será difícil, o que diminui a quantidade de alimentos que você usará.

Mas também, outros tipos de insumos também serão preservados, como a energia elétrica, e a água, por exemplo.

O gás de cozinha também é um dos itens com diminuição nas cozinhas compartilhadas.

A diminuição da utilização de insumos pode ocorrer nas cozinhas por diversos fatores, mas dentro das mesmas, geralmente ocorre campanhas de conscientização e sustentabilidade.

Essas campanhas levam as pessoas a pensarem nos seus preparos, o que diminui uma porcentagem significativa a quantidade de insumos utilizados sem necessidade.

Dessa forma, a sustentabilidade também se torna uma ótima vantagem das cozinhas compartilhadas.

A sua cozinha estará intacta.

Você pode não acreditar, mas muitas pessoas preferem utilizar as cozinhas compartilhadas, justamente para não precisar perder muito tempo limpando a sua própria cozinha!

Como em cozinhas compartilhadas você terá mais espaço e acesso, será mais fácil a limpeza do seu espaço da cozinha compartilhada, do que limpar totalmente a sua própria cozinha.

Já imaginou poder fazer uma janta maravilhosa, e sua cozinha estar limpinha após? Essa é uma das vantagens de fazer parte de uma cozinha compartilhada!

E também, como você fará uma limpeza dos utensílios após o uso, uma limpeza pesada não será necessária, o que facilita muito.

E aí, ficou curioso? Gostou da ideia?

Muitos condomínios novos, e até mesmo antigos, vem cada vez mais entrando na ideia e possuindo cozinhas compartilhadas em seus ambientes.

O que é uma ótima vantagem para os moradores do local!

E caso você tenha uma em seu condomínio, mas tenha receio, experimente! Você ficará surpreso com as vantagens das cozinhas compartilhadas em condomínios!

Conclusão

E então, conseguimos convencer você a participar das famosas cozinhas compartilhadas em condomínios?

Elas são ótimas em vários aspectos e podem fazer toda a diferença no seu momento de cozinhas!

Compartilhe essa dica com seus amigos gastronômicos e não esqueça de ficar por dentro das nossas próximas dicas.

Um grande abraço, e até a próxima!

Deixe um comentário