Veja como Aprender Culinária Gratuitamente na Internet

Descubra como o meio online pode contribuir para você aprender culinária gratuitamente!

Colocar a mão na massa nem sempre é tão fácil quanto costumamos imaginar.

E quando as receitas da vovó já não funcionam mais, ou a ideia’ é preparar um novo prato, a melhor maneira de aprender culinária gratuitamente é pela internet.

Afinal, vamos combinar que em alguns dias, a vontade é de saborear um prato diferente, mas nem sempre compensa pagar os custos de um curso para isso. 

Nesses dias, principalmente nos finais de semana, é comum querermos fugir da rotina alimentar e quem sabe fazer da cozinha um espaço de aprendizado e diversão. 

Para isso, não é preciso nascer com um dom ou se formar em gastronomia, o principal requisito aqui é ter vontade de aprender. 

E ainda mais se tivermos a internet como instrumento, já que em apenas alguns cliques, podemos acessar milhares de cardápios, receitas, e pratos diversificados.

Sendo assim, com o intuito de ajudar você nessa jornada, selecionamos algumas dicas de canais que podem funcionar para você.

Veja a seguir: 

Sites de Gastronomia

Um dos formatos mais utilizados e talvez o mais prático e rápido, são os sites de gastronomia, que acabam saindo na frente quando o assunto é aprender culinária gratuitamente.

Isso porque, o acesso é mais ágil quando queremos preparar um prato naquele momento, conferir os ingredientes, modo de preparo, tempo necessário para colocar no forno e outros detalhes.

O site Rima dos Sabores, por exemplo, fornece conteúdos prontos, com passo a passo para preparo de receitas.

Da mesma forma, algumas plataformas disponibilizam dicas e todo o processo de preparo de forma fácil. A questão mais importante, se você for iniciante na cozinha, é não ter medo de tentar.

Em alguns casos, você pode até tirar dúvidas nas redes dos cozinheiros responsáveis para que eles te ajudem e o resultado fique o mais agradável possível.

Bibliotecas Online

Se você quer um tema de receitas específico, como, por exemplo, receitas apenas sobre comidas saudáveis ou somente de comida italiana, existem bibliotecas online que disponibilizam livros em PDF para baixar sem custo algum.

Os livros são maiores e mais extensos do que os sites, então são uma opção para quem deseja se aprofundar mais na técnica, do que de fato, apenas cozinhar uma receita no momento, ainda mais se o processo precisa ser rápido. 

Sendo assim, são uma ótima opção para quem deseja estudar gastronomia, construir um maior aprendizado ou até se profissionalizar na área.

De toda forma, podemos afirmar ser um ótimo formato para aprender culinária gratuitamente na internet.

Plataformas de Vídeos

Pessoa sendo filmada com uma câmera aprendendo culinária gratuitamente

Algumas plataformas de vídeos, tais como o Youtube, garantem à população toda a facilidade de aprender culinária gratuitamente.

Desse modo, um dos principais benefícios que podem ser destacados, é o que você pode ver na prática o passo a passo das receitas, dar o play e até pausar quando for conveniente, aplicar e voltar a assistir novamente.

É um recurso que pode facilitar para alguns, mas também pode dificultar para outros, porque exige tempo e atenção. 

Além disso, muitas vezes, as pessoas preferem inovar, dar aquele toque pessoal, e não gostam de saber exatamente como o outro montou o prato. 

Entretanto, essa é uma característica que varia de pessoa para pessoa, por isso, é um fator que precisa ser considerado.

Cursos Gratuitos

Se você tiver tempo livre, disponibilidade e vontade de aprender, porque não tentar um curso para aprender culinária gratuitamente?

Afinal, conhecimento nunca é demais! E mais, pode ser uma oportunidade de você descobrir se há uma paixão a mais pela área. 

Sendo assim, seja por lazer, ou seja, almejando uma atividade profissional, os cursos parecem uma opção mais completa e detalhada de aprender técnicas específicas da cozinha e quem sabe produzir até pratos mais elaborados. 

Além disso, você mesmo pode escolher os melhores horários, assistir aulas quantas vezes for necessário e se adaptar a outros fatores.

Uma boa dica, independente da comida que você queira preparar, é o curso de Boas Práticas nos serviços de alimentação, que é ofertado pelo Sebrae, gratuito e ensina as principais normas da Anvisa para a área de alimentos. 

É importante principalmente para quem estuda, trabalha ou deseja trabalhar com gastronomia, já que compreende segurança alimentar e manipulação de alimentos, oferecendo a capacitação necessária de higiene e afins. 

Como Escolher o Melhor Canal?

E então, até aqui as dicas fizeram sentido para você?

É difícil escolher de cara o melhor formato para aprender culinária gratuitamente no meio digital, mas não se preocupe, você pode até mesmo experimentar o uso de cada canal.

Entretanto, existem alguns modelos que podem ser mais efetivos de acordo com o seu objetivo. Você deseja aprender para cozinhar em casa? Ou para tornar seus pratos mais requitados em seu negócio? Ou busca aprimorar técnicas de preparo e manuseio de alimentos? Talvez busque apenas dicas para preparar um jantar romântico em casa? Cada propósito, merece um enfoque diferenciado.

Mas existem alguns aspectos que você pode analisar antes de tomar essa decisão. Confira abaixo:

Pesquise as Referências

Se, no seu caso, você deseja acompanhar vídeos no YouTube, é importante fazer uma boa pesquisa sobre canais de referência.

Por exemplo, se são bons profissionais, se a didática de ensino é eficiente para você, e até o tipo de receita que você mais deseja aprender (ou se você deseja escolher um prato específico).

Em alguns casos, é importante ficar de olho em especialistas. Se aprender como preparar comida vegetariana é seu foco, por exemplo, procure por chefes que já tenham uma maior bagagem e experiência com esse tipo de alimento e canais que reproduzam isso.

É possível que aconteça até, de alguns canais reproduzirem mais um tipo de profissional do que outro. Se a ideia é um conteúdo em vídeo do YouTube, já entendemos que qualquer pessoa pode fazer, diferente de um artigo científico, que é preparado por alguém formado.

Mas lembre-se, tudo vai depender do que você quer com a receita e qual é o seu objetivo final com ela.

É válido, aqui, acompanhar alguém com experiência e que traga os mesmos resultados a você. Afinal, você consumirá os conteúdos dessa pessoa, e quanto maior a certeza de um bom desempenho, melhor. 

Defina seu Objetivo 

Antes de tudo, é preciso definir seu objetivo. 

Por exemplo, você deseja aprender culinária gratuitamente com objetivo profissional? 

Uma das melhores formas é fazer um bom curso, e existem diversos deles disponíveis na internet. Da mesma forma, as bibliotecas digitais podem ser utilizadas para agregar, com um conteúdo digitalizado.

Ou então, o seu objetivo pode ser apenas fazer uma receita diferente para o final de semana. Talvez você receba amigos para jantar, ou até decida preparar um prato diferente para comemorar algo.

Independente do motivo, se for algo momentâneo, você pode fazer pesquisas mais curtas, como em sites ou vídeos no YouTube. 

O mais interessante é que você atinja esse objetivo a partir de um conteúdo de qualidade.

Escolha a Área de sua Preferência

Tem algum segmento que você prefere?

Por exemplo, talvez você seja vegetariano e queira aprender receitas fáceis e que não acompanhem nada de origem animal, pela internet. 

Da mesma forma, você pode decidir experimentar comidas mexicanas para uma noite diferente, quem sabe um guacamole e afins. 

Quando você escolhe a área de preferência, é mais fácil pesquisar as referências no segmento, os melhores profissionais e os melhores conteúdos.

Desse modo, é possível que você até faça um curso especializado, ou encontre um chef que possa tirar as suas dúvidas. Já no caso de a escolha ser um site, você só terá o trabalho de escolher a receita ideal. 

Prefira Conteúdos mais Leves e Práticos

Se você for iniciante na cozinha e deseja arriscar a prática, o ideal é procurar conteúdos mais leves, acessíveis, e práticos.

Da mesma maneira que você pode encontrar bons conteúdos pelo meio digital, você também pode encontrar materiais complicados e que só dificultam o aprendizado.

Por isso, o mais importante é encontrar algo que vá direto ao ponto. Quer fazer pão? Então anote: quais ingredientes são necessários, se não tem uma receita longa com um processo complicado entre outros aspectos.

O importante aqui, é até por você mesmo, fazer uma escolha mais simples. Por exemplo: “quero fazer um frango à parmegiana, mas não sei nem preparar um frango”.

Tente aprender primeiro como preparar bem um frango, quais temperos utilizar, quais você tem em casa (se for preciso fazer a receita de forma rápida), e fatores do tipo. 

Cozinhar pode ser mais fácil do que você imagina!

Para finalizar, aqui vai uma dica que, especialmente na pandemia, muitas pessoas podem ter descoberto: cozinhar pode ser mais fácil do que você imagina!

É comum ter esse receio de tentar cozinhar pratos novos, porém, uma coisa nós podemos afirmar: os melhores cozinheiros praticaram muito até aprender e construir novas receitas!

Além disso, esse processo de fazer novos pratos pode ser muito divertido. Ainda mais se estivermos acompanhados de alguém especial.

A Rima dos Sabores oferece a praticidade que você merece no preparo de receitas saborosas, diferentes e muito fáceis!

Mas o melhor é que você pode se deliciar com vários pratos e aprender culinária gratuitamente com essa facilidade da internet! 

Deixe um comentário