8 Alimentos que soltam o intestino

Nesse artigo você vai entender quais alimentos possuem  o efeito laxante que tanto ajuda a soltar o intestino.

Os alimentos com efeitos laxantes são aqueles que tem bastante fibra e água, alguns alimentos já são conhecidos por isso, como é o caso do mamão, ameixa, etc. 

É extremamente importante inseri-los em seu cotidiano até para te ajudar caso tenha o problema do intestino preso, além de claro, e ingerir bastante água.

Sem enrolação  vamos falar sobre alguns alimentos que soltam o intestino, além de algumas dicas de pratos com esses alimentos.

Alimentos que soltam o intestino

Verduras: rúcula, alface, abobrinha, couve, brócolis, agrião e berinjela.

Grãos: farelo de trigo, aveia, quinoa, lentilha, farelo de aveia e milho.

Sementes: gergelim, chia e linhaça.

Oleaginosas: nozes, amêndoas, amendoim e castanhas.

Bebidas: café, vinho tinto e chá de erva-cidreira.

Frutas: kiwi, ameixa, mamão, pera, figo e maça.

Comece a consumir iogurte natural pelo menos 3 vezes por dia, ajuda a melhorar sua flora intestinal.

Amplie seus conhecimentos e conheça mais sobre “Tipos de Iogurte, e como fazer Iogurte caseiro”.

alimentos-que-soltam-o-intestino

Alimentos com efeito laxante para bebês

Para alguns bebês é normal ter problemas com intestino preso, por isso tem alguns desses alimentos em casa pode ajudar.

Frutas: manga, abacaxi, mamão, banana-nanica, uva, melão, figo, abacate, melancia e laranja.

Legumes: vagem, abóbora, tomate, pepino, couve, batata-doce, espinafre e vegetais folhosos.

Leguminosas: feijão, ervilha e lentilhão.

Cereais: milho, macarrão integral, aveia, pão integral e arroz integral.

Os bebês precisam de menos fibra que os adultos, por isso, é preciso tomar cuidado com a quantidade.

Bebês acima de 1 ano já podem tomar iogurte natural, e preciso apenas prestar atenção as quantidades.

Cardápios que soltam o intestino

1. Café da manhã:

Primeiro dia: 

Para o seu primeiro dia de café da manhã com esses produtos, pode optar por  uma xícara de café com uma fatia de pão com queijo e gergelim.

Segundo dia:

Para o segundo dia, experimente uma vitamina com mamão, aveia, chia e leite.

Terceiro dia:

Para o seu terceiro dia, tente um copo de iogurte com três ameixas secas, e uma fatia de pão integral com ovo.

2. Lanche da manhã:

Primeiro dia:

Comece com três ameixas secas e cinco castanhas de caju.

Segundo dia:

Uma pera e dez amendoins.

Terceiro dia:

Duas fatias de mamão amassado com chia.

3. Almoço ou jantar:

Primeiro dia:

Arroz integral com brócolis, frango com molho de tomate e legumes no azeite.

Segundo dia:

Macarrão integral com atum, molho pesto, salada de repolho com uva-passa.

Terceiro dia:

Purê de batata, assado de panela e salada verde com milho.

4. Lanche da tarde:

Primeiro dia:

Iogurte batido com mamão e mel.

Segundo dia:

Uma xícara de café, pão integral com ovo e gergelim.

Terceiro dia:

Vitamina de abacate.

8 Laxantes caseiros

Laranja com beterraba:

A laranja e a beterraba são ricas em fibras, por isso, opte por um suco com os dois ingredientes para ajudar o seu intestino.

Pegue meia beterraba e um copo de suco de laranja natural.

Bata os ingredientes no liquidificador, e beba esse suco 20 minutos antes do almoço ou jantar, por 3 dias seguidos.

Laranja e mamão:

Sabemos que o mamão é ótimo para o intestino, e a laranja não fica para trás, por isso faça um suco com os  dois ingredientes, isso vai te ajudar!

Pegue um copo de suco de laranja, um mamão sem caroço e três ameixas secas.

Bata todos os ingredientes e sempre beba no café da manhã, pode ser consumido em qualquer momento do dia, mas o efeito é melhor no café da manhã.

Uva, linhaça e pera:

A uva e a linhaça ajudam com a prisão de ventre, ou seja, são os melhores amigos do seu intestino.

Pegue um copo de uva natural sem caroço, uma pêra com casca em pedaços e a linhaça.

Leve todos os ingredientes no liquidificador e beba.É ideal que você consuma esse suco diariamente em jejum. 

Mas assim que seu intestino regular, vá diminuindo a frequência, tome em dias intercalados ou duas vezes por semana.

Maça e azeite:

Esse suco é considerado o próprio laxante natural.

Pegue uma maça com casca, meio copo de água e azeite de oliva.

Lave as maças e corte em quatro pedaços, bata as maças sem caroços com a água no liquidificador. Pegue um copo e encha metade com o suco da maça e o resto complete com azeite, misture e beba antes de dormir, por até dois dias seguidos.

Feijão:

O feijão é um alimento bem brasileiro, e por incrível que pareça, é um laxante natural.

Apenas uma xícara de feijão tem 15 gramas de fibras oque é excelente para o intestino que está com aquela constipação desagradável.

Vale ressaltar que essa porção, tem a mesma quantidade de proteínas.

Frutas vermelhas:

As frutas vermelhas são ricas em vários aspectos, o ideal é consumir todas batidas em suco ou vitamina.

Um pouco de amora e framboesa tem cerca de quatro gramas de fibra, e o morango não fica para trás, é rico em fibra também.

Quiabo:

É pouco conhecido, mas o quiabo é sim, um laxante totalmente natural. Suas fibras, estão na parte gelatinosa.

Essa parte do quiabo quando misturada com água, ajuda no funcionamento do seu intestino.

Espinafre:

O espinafre é sempre mais lembrado por conta dos desenhos que incentivavam as crianças a comer para ficarem fortes. Mas, o alimento não deixa somente as pessoas fortes.

O espinafre ajuda o seu intestino, consumindo um pouco de espinafre cozido, você terá quatro gramas de muita fibra.

Alimentos que causam prisão de ventre

Arroz:


Possui muitas fibras, mas infelizmente tem fibras que não são boas para o intestino, pois, causa a prisão de ventre.

Realizar a substituição de arroz branco pelo integral, é muito bom, pois dessa forma você estará consumindo muitas fibras benéficas.

Trigo:

O trigo é consumido em várias comidas que podem resultar na prisão de ventre, por exemplo, as massas.

Dependendo do que é preparado todas as fibras são alteradas  quimicamente pela mistura e com isso, causam a constipação.

Cafeína:

O café já é considerado ruim por conta do excesso de cafeína, mas não é apenas isso.

A cafeína é considerada desidratante e pode ser o principal motivo da sua prisão de ventre.

Além disso, é um diurético e pode encorajar as pessoas a urinarem bem mais. A micção diminui ainda mais o nível de água no corpo, causando dificuldade na defecação

Com isso, evite o excesso de consumo da cafeína para não ter esse tipo de problema.

Receitas que ajudam o sistema digestivo

  • Quiabo: Uma delícia de quiabo grelhado, você vai precisa de:

Um pouco de quiabo, alho, azeite, sal e pimenta.

Lave bastante o quiabo e seque extremamente bem, utilize um pano de prato limpo. Corte o quiabo e após isso amasse o alho.

Pegue uma frigideira no fogo médio, coloque azeite, adicione os alhos e o quiabo, adicione sal e pimenta, e deixa dourar.

Vá fazendo isso com toda a leva, após isso passe para um prato e sirva-se.

  • Espinafre: vamos te ensinar a fazer uma deliciosa crepioca de espinafre, você vai precisar de:

Ovo, goma de tapioca, espinafre cozido, sal e chia.

Misture o ovo e o espinafre, após isso, adicione a goma de tapioca e misture bem.

Coloque sal e leve a frigideira sem óleo, deixe até dourar.

Quando estiver pronta adicione o recheio de sua preferência, e não esqueça de adicionar a chia.

  • Quinoa: Uma receita bem interessante, quibe de quinoa, você vai precisar de:

Quinoa em grãos cru, água, carne moída magra, cebola, hortelã e pimenta.

Em um processador passe a hortelã e a cebola até se transformar em uma pasta.

Coloque a quinoa para cozinhar com água, em outro recipiente junte a quinoa, a pasta e a carne.

Misture tudo muito bem e tempere da forma que te agrade.

Coloque tudo em uma forma, corte para ficar em cubinhos certinhos e leve em forno alto.

Uma dica: o quibe cozinha rápido, por isso fique de olho para não passar do ponto.

  • Abóbora: você vai  precisar de:

Aboboras com cascas e sementes, limão e açúcar.

Coloque a abóbora no liquidificador com água, após bater utilize uma peneira.

Após isso, adicione o limão, coloque o açúcar a gosto e sirva gelado.

  • Berinjela: A última receita, separamos uma bem fácil que é a berinjela grelhada, você vai precisar de:

Berinjela grande, salsinha picada, azeite e sal.

Comece lavando muito bem a berinjela, coloque inteira em uma brasa de churrasqueira durante 20 minutos.

Ou leve ao forno por 30 minutos, após assar corte uma parte da casca e com os dedos deixe-a aparente.

Coloque o tempero na poupa, adicione a salsinha e sirva como uma entrada.

Conclusão

No artigo de hoje você aprendeu sobre alguns alimentos que ajuda a soltar o intestino, quais alimentos causam prisão de ventre, além de deliciosas  receitas.

Esperamos que tenha gostado, e se gostou compartilhe em suas redes sociais.

Até o próximo artigo!

Deixe um comentário