Conheça 17 alimentos para fortalecer o cabelo, unha e pele

Os alimentos que consumimos se transformam em nutrientes que fornecem a energia que necessitamos para viver. Cada nutriente repercute de uma forma no nosso corpo. Veja alguns alimentos que fortalecem os cabelos a unha e a pele.

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Os alimentos que ingerimos se convertem em nutrientes que são extremamente importantes para o funcionamento do nosso organismo. Cada nutriente repercute de uma forma no nosso corpo. Neste artigo veremos alguns alimentos que fortalecem os cabelos a unha e a pele.

Cada ser vivo deve desempenhar continuamente um número incrível de funções para se manter saudável.

Isso ocorre em todas as células do corpo e representa um trabalho enorme, que requer muita energia.

Como seres humanos, nosso corpo obtém a energia necessária dos nutrientes que estão contidos em nossa alimentação diária.

Os nutrientes são substâncias químicas feitas de moléculas fortemente unidas. 

O sistema digestivo possui enzimas que “quebram” essas ligações e permitem que um alimento, se transforme em uma quantidade de pequenas moléculas que podem ser transportadas pelo sangue a todas as células do corpo, obtendo assim energia vital.

Importância do equilíbrio alimentar

As sociedades de nosso tempo muitas vezes vivem uma contradição quanto à alimentação. Por um lado, oferecem os mais variados suprimentos de alimentos; mas, infelizmente, por outro, há pessoas que não têm acesso à alimentação básica.

De modo específico, no que diz respeito à abundância alimentar para alguns, o que pareceria ser uma solução, acaba se convertendo em problema que nem a evolução, nem o nosso próprio desenvolvimento social nos permitem resolver: a escolha.

A capacidade de escolher bem entre toda a gama de alimentos não é algo com o qual já nascemos: deve ser aprendida e nem sempre temos sucesso.

Nas civilizações primitivas, havia poucas opções: você comia o que tinha. 

Os homens primitivos, em seus períodos como caçadores e coletores ou quando aprenderam a cultivar, tinham uma dieta e condições alimentares que poucos ocidentais invejariam.

No entanto, eles conseguiram se adaptar melhor do que o homem moderno às suas reais necessidades de energia.

Para que possamos considerar que uma alimentação é balanceada, ela deve atender a uma série de características:

  • Deve ser variada para que possa fornecer todos os nutrientes necessários.
  • deve ser suficiente em termos de fornecimento de energia, garantindo as calorias necessárias para o bom funcionamento do corpo.
  • essas calorias devem ser distribuídas ao longo do dia: não é a mesma coisa ingerir as calorias em dose única do que as dividir em 5 ou 6. O correto funcionamento do metabolismo, assim como ter ou manter um peso adequado, exige comer pouco e com frequência.
  • deve ser capaz de cobrir as necessidades nutricionais básicas, fornecendo alimentos que contenham nutrientes que desempenhem funções constitutivas (proteínas), funções energéticas (carboidratos e gorduras) e funções reguladoras (vitaminas e sais minerais).
  • deve permitir atingir ou manter um peso corporal compatível com a saúde.

Em caso de problemas alimentares, deve-se procurar orientação profissional.

Sabia que os hábitos alimentares podem ser influenciados pelas redes sociais? Veja como.

Alimentos que fortalecem os cabelos

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Muitas pessoas querem ter cabelos longos, saudáveis ​​e com brilho, por isso, muitas vezes investem em cremes, shampoos e em outros produtos.

No entanto, é um erro bastante comum acreditar que apenas isso será suficiente. Especialistas afirmam que um dos principais segredos para manter um cabelo bonito e saudável está na alimentação.

Nesse sentido, é importante conhecer alguns alimentos que fortalecem os cabelos.

Veja quais alimentos estão entre os mais recomendados:

Vegetais verdes

Os vegetais de folhas verdes são excelentes para o cuidado dos cabelos, pois fornecem vitaminas A e C que estimulam a secreção de substâncias responsáveis ​​por manter os cabelos hidratados e naturalmente condicionados.

Acelga, alface, espinafre, agrião, brócolis, quanto mais intensa a tonalidade do verde, mais benéfico para nutrir e fortalecer os cabelos.

Legumes

Os legumes se caracterizam por fornecer proteínas, ferro, zinco e biotina, substância com poder de fortalecer os folículos e fios capilares. Essa combinação de propriedades ajudar a manter o cabelo forte e a evitar que ele se quebre.

Nessa lista de alimentos que fortalecem os cabelos encontramos feijões, ervilhas, lentilhas, grão-de-bico, favas ou qualquer um desses vegetais que crescem em vagens.

Alimentos ricos em vitamina C

Frutas ricas em vitamina C, como limão e laranja, promovem o crescimento do cabelo e ajudam a mantê-lo saudável.

Isso ocorre porque a vitamina C desempenha um papel fundamental na produção de colágeno, um composto necessário para manter o cabelo e a pele saudáveis. Além disso, possuem propriedades hidratantes e que ajudam a fortalecer os folículos.

Cenouras

As cenouras são ricas em vitamina E, C, potássio e betacaroteno, um poderoso antioxidante que neutraliza os radicais livres.

Esse composto também dá à cenoura a cor laranja e é convertido pelo fígado em vitamina A, que, por sua vez, ajuda a produzir os óleos que sustentam o couro cabeludo.

Por isso, consumir cenouras nas refeições pode ajudar a melhorar a saúde do cabelo.

Ovos

Os ovos são um dos alimentos mais ricos em vitamina B12, um nutriente essencial para nutrir o cabelo e dar-lhe frescor.

A gema é rica em gordura e é um hidratante natural. Além disso, pode ser usada para fortalecer os folículos capilares e seus nutrientes funcionariam como condicionadores para aumentar o volume, o brilho e a textura.

Ácidos graxos e ômega 3

A falta de ácidos graxos e ômega 3 pode fazer com que o cabelo fique seco e sem brilho.

São essas substâncias que dão vida aos cabelos, mantendo-os sedosos e com brilho, além de alimentar os folículos capilares, estimulando o crescimento dos fios. Você pode obter esses nutrientes em peixes, como salmão, atum e sardinha.

Iogurte natural

O iogurte natural é um dos produtos que mais contém ingredientes para nutrir os cabelos por dentro e por fora.

É ideal para cabelos secos e sem vida que foram afetados por tinturas ou excesso de produtos químicos.

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Cereais integrais

Os cereais integrais são ricos em vitamina B5 e Inositol, composto considerado um dos principais nutrientes para estimular o crescimento do cabelo e prevenir a calvície.

Alimentos que ajudam a fortalecer as unhas

Já falamos dos alimentos que fortalecem os cabelos, agora é hora de dirigir a atenção àqueles que servem para melhorar a saúde das unhas.

As unhas fracas podem indicar que sua dieta não é adequada. Acredite ou não, alguns alimentos ricos em selênio, proteínas, ferro e vitaminas B podem ajudar na busca de solução a esse problema.

Sementes de abóbora

Tudo bem, isso pode parecer estranho. No entanto, as sementes de abóbora contêm quantidades significativas de zinco, magnésio e ferro, minerais essenciais que previnem e combatem a anemia, fator associado ao enfraquecimento das unhas.

Salmão

O salmão é uma das carnes magras mais recomendadas para quase todas as dietas. Sua alta concentração de ômega 3 promove a regeneração das unhas e ajuda a que cresçam de forma saudável.

Moluscos

Eles fornecem zinco, iodo e ferro, que contribuem para a produção da queratina, que é muito boa para as unhas.

Legumes

Como não poderia ser diferente, aqui estão eles: os legumes são uma importante fonte de proteínas vegetais. Eles contêm ferro, cálcio e iodo.

Frutas vermelhas

As frutas vermelhas possuem grande quantidade de vitamina C e antioxidantes, que fortalecem as unhas e evita que se quebrem. Também permitem a absorção de ferro.

Alimentos para a pele

Depois das listas de alimentos que fortalecem os cabelos e as unhas, é hora de falar sobre alguns alimentos indicados para melhorar a saúde da pele.

A pele é o maior órgão do nosso corpo e atua como uma barreira protetora entre o nosso corpo e o ambiente externo, ajuda a protege-lo e a manter intactas as suas estruturas.

Portanto, requer cuidados nutricionais, como qualquer outro órgão e parte do ser humano. Uma alimentação saudável será fundamental para a pele.

Vegetais com folhas verdes

O primeiro item dos alimentos que favorecem o cuidado da pele, também são alimentos que fortalecem os cabelos.

Os vegetais estão cheios de vitaminas, minerais e antioxidantes que protegem as células da pele e estimulam o seu crescimento, o que permite que a sua pele não enrugue ou se danifique.

Além disso, os antioxidantes protegem a pele dos raios solares.

Cenoura

A cenoura ajuda na proteção à radiação.

Esse alimento conta ainda com mais propriedades antioxidantes, que aumentam as defesas do organismo e ajuda a neutralizar os radicais livres que danificam as células.

Esses antioxidantes, encontrados em vegetais amarelos e laranja, reduzem a sensibilidade da pele ao sol e ativam a criação de melanina.

Soja

A soja ajuda a uniformizar o tom da pele.

A bebida de soja e o tofu (fabricado a partir do leite de soja fervido e coado) são ricos em cálcio, chave para a formação dos lipídios que protegem a pele.

Esse alimento também contém fitormônios que mantêm os níveis de estrogênio na menopausa.

Chocolate amargo

Não precisamos nos sentir culpados por consumir chocolate. Os altos níveis de flavonoides do cacau podem ajudar a suavizar e hidratar a pele.

Conclusão

O cuidado integral da saúde deve passar por uma atenção especial aos alimentos consumidos.

De fato, nutrir-se é muito mais que apenas comer, por isso, é tão importante investir em uma alimentação equilibrada, que forneças os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.

Alguns alimentos em especial são recomendados para melhorar a saúde de algumas partes do nosso corpo.

Nesse sentido, vegetais verdes, legumes, ovos, entre outros, por exemplo, são alimentos que fortalecem os cabelos.

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Até o próximo artigo!

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