11 alimentos para aumentar a imunidade

Ter um bom sistema imunológico é extremamente importante, por isso é bom consumir alguns alimentos possam ajudar.

O nosso sistema imunológico é o responsável por nos proteger dos microrganismos que causam doenças, como a gripe, resfriado e até Covid-19.

Por essa nova situação, incluir certos alimentos que ajudam a proteger nosso sistema, é essencial até para evitar surpresas.

Por isso, no artigo de hoje vamos te ajudar a entender quais alimentos podem aumentar sua imunidade.

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Alimentos para aumentar a imunidade

Cebola e alho:

Essa dupla é muito utilizada na culinária para qualquer comida, os dois são ricos em vitaminas A, C,E, e o complexo B, além disso, combatem o estresse e o desânimo.

Fora isso possuem substancias que ajudam a evitar possíveis tumores, são anti-inflamatórios e antibacterianos. E são fortes aliados em resfriados e gripes.

Frutas cítricas:

A vitamina C é a mais conhecida por combater a gripe, por isso, as frutas cítricas são as mais indicadas, por serem ricas nessa vitamina.

Por isso, quando estamos resfriados, é comum que médicos  suco de laranja por conta da vitamina C que ajuda nosso sistema.

Gengibre:

Esse alimento é conhecido por ser uma raiz anti-inflamatória, muito rica em vitamina B6 e C.

Combate dores e inflamações na garganta, se não gostar do sabor, vale  incluir em pequenas quantidades em  suas receitas.

Beterraba:

Além de dar uma coloração linda aos pratos, é ótima para o sistema imunológico.

A beterraba tem grandes doses de fibras, cálcio, vitamina C, potássio, etc.

Além de ajudar no seu sistema, ajuda a combater o envelhecimento.

Fígado:

Esse alimento divide opiniões, alguns amam e outros detestam, mas faz extremamente bem para a sua saúde.

O fígado tem vitamina A, D e o complexo B. Fora que é rico em ferro.

Porém, é recomendado consumir de forma moderada, para quem sofre de doenças cronicas do coração, porque o fígado tem um alto nível de colesterol.

Salmão:

O salmão é um velo conhecido de quem se preocupa com a  saúde, afinal possui vários benefícios, como, por exemplo, ajuda a melhorar a memória.

Regula as células do seu sistema imunológico e ajuda bastante com a tendinite.

O salmão é rico em ômega-3.

Morango:

Totalmente rico em vitamina C, ajuda a fortalecer as defesas naturais do corpo, com isso, aumenta a sua resistência a infecções.

É recomendado consumir de 100 a 200g de vitamina C por dia, o morango já é uma opção para isso.

Batata-doce:

Rica em vitamina A e C, e muitos outros componentes que aumentam a defesa do seu sistema imunológico.

Um estudo afirma que a vitamina A tem um efeito terapêutico e ajuda com doenças infecciosas.

Semente de girassol:

Extremamente rica em vitamina E, protege as células contra substâncias tóxicas.

São ricas também em zinco que é importante para proteger o sistema imunológico.

Iogurte:

Sim, mas os iogurtes naturais, que possuem as bactérias boas que são ótimas para o intestino e ajudam a regular a resposta do sistema imunológico.

Fortalece e aumenta todas as suas defesas do corpo.

Amêndoas:

Consumir de 6 a 12 amêndoas seja na salada ou no lanche, já ajuda bastante o seu sistema imunológico.

A amêndoa é rica em vitamina E, atua com o efeito oxidante e estimula bastante as células do sistema imunológico.

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Receitas para aumentar sua imunidade

Suco de morango:

Pegue morangos, um pouco de água e bata tudo no liquidificador, após isso coloque mel a gosto para adoçar.

Chá de gengibre:

Pegue um gengibre e um pouco de água bem quente, esmague o gengibre e coloque a água.

Após isso, deixe descansando por 10 minutos, passe em uma peneira e beba.

Alho:

Pegue uma cabeça de alho grande, sal, azeite e orégano a gosto.

Corte a parte de cima do alho, como se fosse uma tampa e os dentes aparentes.

Coloque sal na superfície do alho, coloque azeite e salpique orégano em cima.

Pegue um papel alumínio e cubra todo o alho, deixe no forno por 30 minutos e no fogo alto.

Sirva acompanhado de torradas.

Bolo de laranja:

Separe ovos, açúcar, óleo, suco de laranja, fermento em pó e farinha de trigo.

Bata os ovos, o suco da laranja, e o óleo no liquidificador.

Após isso, passe tudo para um recipiente com a farinha de trigo e o fermento em pó.

Coloque em uma forma untada e deixe no forno por 30 minutos, após isso tire e coloque um pouco de suco de laranja por cima.

Fígado:

Separe o fígado cortado em iscas, sal, limão, alho, fubá e óleo.

Pegue o sal, limão e alho para temperar o fígado, tudo a gosto.

Deixe pegar o gosto do tempero por 20 minutos, após isso, passe no fubá e frite com o óleo.

Salmão: 

Separe filés de salmão, azeitona cortada sem caroço, orégano, molho shoyu, sal, azeite, limão, papel alumínio e cebola cortada.

Pegue o salmão e lave com bastante limão, coloque o azeite em uma panela e adicione a cebola e deixe até ficar transparente.

Coloque o papel alumínio em uma forma, coloque o peixe temperado com sal e coloque o azeite e o shoyu.

Ponha a azeitona e o orégano, após isso coloque cebola por cima e embrulhe com mais papel alumínio.

Leve ao forno por 30 minutos e sirva com legumes ou salada.

Iogurte:

Separe um iogurte natural, óleo, açúcar, farinha de trigo, ovos e fermento.

Pegue todos os ingredientes e bata no liquidificador, primeiro os líquidos e depois os secos.

Coloque em uma forma untada, asse por 30 minutos ou até dourar.

Sopa de Cebola:

Separe alho, caldo de carne, farinha de trigo, creme de leite, batata pré-cozida, manteiga, água quente, cebola cortada, sal e pimenta.

Coloque a manteiga, alho, cebola e as batatas em uma panela e refogue.

Em uma água fria coloque o caldo de carne, pimenta, sal e a farinha de trigo.

Una tudo na água quente por 20 minutos.

Desligue tudo e adicione o creme de leite, após isso, bata tudo no liquidificador.

Leve ao fogo, coloque salsa e um pouco de queijo por cima e sirva.

Suco de tomate:

Separe cenouras, alface e tomate.

Pegue todos os ingredientes e lave muito bem, tire as extremidades da cenoura e corte seus tomates.

Coloque os ingredientes em um liquidificador, bata tudo e pronto.

Vitamina de banana:

Separe uma banana congelada, mamão, cacau em pó, iogurte natural sem açúcar, nozes, castanha-do-pará e mel.

Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba.

Sinais de imunidade baixa

Tome cuidado para não ter sua imunidade baixa, vamos listar alguns sintomas comuns de quando sua imunidade pode estar baixa.

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Excesso de cansaço:

O cansaço ou preguiça excessiva pode ser um sinal de que a sua imunidade está baixa. Geralmente, fazer coisas simples como trabalhar e caminhar torna-se um grande fardo para o corpo. Fora que, a sensação de sono costuma ser frequente.

Excesso de doença:

Se você está sempre resfriado ou gripado, sua imunidade pode estar baixa, e quando isso acontece sua recuperação é mais lenta.

Podem ocorrer doenças com mais frequência ao longo do ano, por exemplo, infecções, diarreias, etc.

Infecção urinária:

De acordo com a pesquisa, 30% das mulheres terão infecções do trato urinário ao longo de suas vidas. No entanto, infecções frequentes de urina podem indicar que sua imunidade está fraca, porque o corpo não consegue eliminar as bactérias.

Queda de cabelo:

Um sinal de imunidade baixa é a queda de cabelo, se as suas quedas passam de 50 a 100 fios por dia, investigue.

Cicatrização:

Geralmente, a ferida demora a cicatrizar quando a imunidade é baixa. Afinal, o processo de cura depende de células imunológicas saudáveis. Portanto, se o sistema imunológico estiver danificado, será difícil regenerar sua pele.

Dores no corpo:

Certas dores no corpo que não deixam você dormir, podem ser um sinal de imunidade baixa, por isso devem ser investigadas quando necessário.

Aftas na boca:

Quando surgem aftas frequentemente é o seu corpo avisando que tem algo de errado, e é um sinal também que o organismo não está dando conta de impedir a infecção, ou seja, imunidade baixa.

Melhore sua imunidade

Para tentar melhorar sua imunidade, durma melhor mais ou menos 7 ou 8 horas por dia.

Comece a praticar exercícios, opte por caminhadas pelo menos 30 minutos por dia, vão fazer toda diferença.

Se necessário, use o auxílio dos suplementos, mas é importante ir ao médico para verificar certinho.

Melhore a alimentação, já demos dicas para melhorá-la, por isso, comece hoje mesmo.

Conclusão

No artigo de hoje você aprendeu um pouco mais sobre os alimentos que ajudam a aumentar a imunidade, além de algumas receitas, os sinais de baixa imunidade e como tentar resolver esse problema.

Esperamos que tenha gostado, e se gostou compartilhe em suas redes sociais.

Amplie seus conhecimento e confira todas as nossas dicas e receitas!

Até o próximo artigo!

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